“Médico, cura-te a ti mesmo” (Lucas, 4; 23)”


Vacina contra HPV ( câncer de colo de útero )

Posted in Uncategorized por theoliveirashow em agosto 22, 2009

Em agosto de 2006 a ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a comercialização da vacina contra o HPV ( Papiloma vírus humano) que é o principal causador de câncer de colo de útero em mulheres em todo o mundo.HPV

A vacina é comerciada pela Merck Sharp & Dohme e inclui  proteção contra os quatro principais tipos de HPV que são o 6,11,16 e o 18. Dentre eles, o 6 e o 11 são vírus classificados como de baixo risco, ou seja, baixo risco de que ele venha a desenvolver câncer de colo de útero estando mais associados a lesões que embora apresentem aspecto nada agradável , de nada são malignos.O famoso condiloma acuminado.

Agora os tipos 16 e 18 estão associados a lesões que têm um alto poder de evolução para câncer e por isso são classificados como de alto risco.

Existem outros tipos de vírus HPV como o 45 e o 56, os quais também são de alto risco mas não são cobertos pela vacina.

As lesões causadas pelos virus de alto risco são menores e são visíveis apenas pelo exame ginecológico de rotina e um importante teste de triagem é o famoso papanicolau que deve ser feito anualmente pela mulher, iniciando-se 3 anos após inicio da atividade sexual, visto que a evolução é lenta.

A vacina é composta pela parte externa do vírus conhecida como capsídeo e o seu interior, que contêm o DNA,parte infectante,  é retirado para que a vacina não seja uma vilã.

Conhecida como Gardasil, ela é indicada para meninas de 9 a 26 anos pois comprovadamente tem melhor atuação em mulheres que não iniciaram atividade sexual e não protege mulheres já infectadas com o vírus, os eliminando.

gardasill

O Gardasil é aplicada em três doses sendo a segunda dois meses após e a terceira 6 meses depois da primeira e alguns estudos recentes conferem a ela uma proteção por 5 anos.

O que há de ruim nesta questão é o preço que promete esvaziar o bolso.

As três doses saem por pouco mais de R$ 1000,00.

A vacina não substitui o exame ginecológico e o papanicolau sendo indispensável a mulher brasileira uma vez que o Ministério da Sáúde não tem planos para incorporá-la ao calendário vacinal brasileiro.

Prevenção ainda é bem mais barato!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: